Os benefícios dos alimentos com antioxidantes para o corpo

Os benefícios dos alimentos com antioxidantes para o corpo

Essenciais para a saúde de qualquer ser humano, os antioxidantes são substâncias que atrasam ou impedem a oxidação celular do corpo, impedindo que os radicais livres - átomos liberados quando os alimentos são degradados nas células para produzir energia - danifiquem e oxidem as células saudáveis. Através deles o corpo consegue se regenerar e revitalizar com certa constância.

 

Os radicais livres estão disponíveis ainda no cotidiano de todos, e atingem o corpo através do cigarro, poluição e outros agentes químicos contaminantes. Essas moléculas apresentam um elétron que se associa rapidamente a outras, o que pode gerar reações ou a oxidação, causando uma cadeia que culmina em prejuízos à saúde. Ocorre a alteração das membranas celulares, modificação do DNA e, como consequência o envelhecimento.

 

Se os radicais livres atingirem o corpo em menor quantidade, o sistema imunológico consegue combatê-los. Mas se for em grande quantidade, aí é que está o problema, e as células que sobrevivem começam a ‘trabalhar’ de forma totalmente errada, atrapalhando o funcionamento do corpo e causando o envelhecimento e órgãos e tecidos.

 

Nesse cenário é que entra a importância de alimentos que contém antioxidantes. Eles ainda auxiliam o corpo a combater o estresse celular e os radicais livres; agir como anti-inflamatório; reduzir acne e rugas da pele; manter a saúde da pele e ajudar no rejuvenescimento das células; reduzir cicatrizes; proteger a pele contra o dano solar; prevenir contra doenças cardíacas; reduzir a incidência de câncer; melhorar a saúde do cabelo; auxiliar na circulação do sangue. Além dessa manutenção do corpo, eles podem auxiliar o corpo a evitar doenças como o envelhecimento, doenças cardiovasculares, aterosclerose, câncer, Alzheimer e doenças pulmonares.

 

Em quais alimentos os antioxidantes podem ser encontrados?

 

Os antioxidantes podem ser encontrados em alimentos que contenham vitaminas A, C, E, betacaroteno, flavonoides, carotenoides, licopeno e ômega-3. Vamos ver como agem:

 

Betacaroteno

 

Auxilia na manutenção saudável da nossa pele, reduz o risco de doenças coronarianas, acidente vascular cerebral e outros problemas de saúde relacionados ao envelhecimento. Pode ser encontrado na cenoura, manga e espinafre.

 

Licopeno

 

Retira do sangue elementos oxidantes que podem causar danos celulares e ainda previne doenças cardiovasculares, melhora a sensibilidade à insulina e é encontrado principalmente no tomate.

 

Flavonoides

 

São compostos bioativos encontrados em hortaliças, frutas, cereais, chás, café, cacau, vinho, suco de frutas e soja e possui função antioxidante, anti-inflamatória.

 

Vitamina A

 

Importante para a pele, mantém o tecido do corpo firme e as suas células ativas em bom funcionamento, ou seja, atua na formação de colágeno e na renovação celular. Está disponível em alimentos como fígado, gema de ovo e óleo de peixe.

 

Vitamina C

 

Identificado como um poderoso antioxidante que combate a formação dos radicais livres. Ela ajuda as células do organismo a crescerem e permanecerem sadias,

principalmente as dos ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos. Pode ser encontrada em frutas cítricas como laranja e limão.

 

Vitamina E

 

Antioxidante biológico capaz de proteger as células retardando o envelhecimento precoce e prevenindo contra a aterosclerose. Encontrada no abacate, além de oleaginosas como o pistache, a castanha do Pará, nozes e amêndoas.

 

Além dos citados acima, também contém antioxidantes os seguintes alimentos: cacau, cenoura, chá verde, linhaça, óleo de coco, suco de uva integral e alimentos om ômega 3, este último considerado importante na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.

 

Agora que você já sabe a importância dos antioxidantes e como ele auxilia para que o corpo envelheça de forma saudável, vale pensar mais na sua alimentação e incluir os alimentos que contenham essa substância.

 

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Cadastre-se

Se cadastre para receber os últimos artigos e notícias sobre saúde, nutrição, emagrecimento, combate ao envelhecimento e muito mais!

dr douglas gomes 2

Dr. Douglas dos Santos Gomes

CRM-PA 3395 | CRM-TO 1432 | CRM-MA 2256

Açailândia - MA - Rua Rio de Janeiro, Nº. 255, Centro (65930-000)
Fone: (99) 99103-0469