Flora intestinal em dia com o auxílio dos probióticos

Flora intestinal em dia com o auxílio dos probióticos

O funcionamento equilibrado do intestino é fundamental para garantir a saúde dos seres vivos. Isso porque, mesmo que você não saiba, dentro de sua barriga existe um verdadeiro ‘ecossistema’ onde habitam pelo menos 10 trilhões de micro-organismos vivos. A este ambiente, dá-se o nome de flora intestinal, ou microbiota.

Ela é responsável por absorver e digerir alimentos, manter nossos movimentos intestinais, produzir vitaminas, como B e K, além de bloquear o crescimento de outros micro-organismos que podem fazer mal ao nosso organismo, mas que também estão presentes na flora intestinal.

Para que não haja problemas, os micro-organismos da flora intestinal precisam estar em equilíbrio, pois quando ocorre um desbalanceamento, problemas de saúde podem aparecer. Entre as doenças causadas por desequilíbrio na microbiota estão a baixa imunidade, afetando as defesas do organismo; problemas intestinais; problemas com colesterol, pressão, doenças bucais como inflamações na gengiva e até cáries. Além disso, pode afetar ainda a área íntima feminina e causar doenças mais sérias, como o câncer.

Apesar de ser assustador pensar que algo dentro do próprio corpo pode causar tantas doenças, existem formas de manter o equilíbrio da flora intestinal, que é a ingestão dos chamados probióticos.

Os probióticos são produtos à base de micro-organismos vivos que, quando entram em contato com a flora intestinal, ajudam a controlar a multiplicação dos ‘habitantes’ que são nocivos à saúde. Consumi-los é uma alternativa saudável para contribuir com o equilíbrio da microbiota.

Veja os diversos benefícios dos probióticos:

  • Combater e prevenir doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável, doença de Chron e inflamação intestinal;
  • Combate doenças como câncer, candidíase, hemorroidas e infecção urinária.
  • Melhora a digestão e combate a azia;
  • Combate a prisão de ventre e a diarreia;
  • Aumenta a absorção de nutrientes, como vitamina B, cálcio e ferro;
  • Fortalece o sistema imunológico, por aumentar a produção de células de defesa chamadas macrófagos;
  • Impede a proliferação de bactérias ruins no intestino;
  • Ajuda a digerir a lactose, especialmente em pessoas com intolerância à lactose;
  • Previne problemas como obesidade, colesterol alto e hipertensão além de alergias e intolerâncias alimentares.

Onde encontrar os probióticos:

Em alimentos naturais eles podem ser ingeridos através de:

  • Iogurte natural: sendo essa a principal fonte de probióticos e mais fácil de ser encontrada no mercado;
  • Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte, mas possui um teor mais elevado de probióticos;
  • Leite fermentado: são produtos especiais que geralmente contêm Lactobacillus;
  • Kombucha: bebida fermentada feita a partir do chá preto;
  • ​Produtos orientais à base de soja, legumes e verduras, como Miso, Natto, Kimchi, que podem ser encontrados em lojas especializadas.

Conforme especialistas, é aconselhado o consumo de pelo menos um alimento fonte de probióticos por dia.

Suplementos como fonte de probióticos

Além de alimentos naturais, os probióticos também podem ser consumidos através de suplementos em cápsulas, líquidos ou sachês, prontos para serem misturados em sucos.

Os mais importantes probióticos que podem ser encontrados em suplementos são: Bifidobacteria animalis (ajuda a fortalecer o sistema imune); Bifidobacteria bifidum (ajuda na digestão dos lacticínios); Bifidobacteria breve (combate infecções por bactérias e fungos); Lactobacillus acidophilus (tipo mais importante que ajuda na absorção de vários nutrientes, além de combater infecções e facilitar a digestão), entre outros.

Não confunda probióticos e prebióticos

Para que você não confunda probióticos e prebióticos, eles atuam da seguinte forma: os prebióticos são fibras que alimentam os probióticos, os micro-organismos que mantém a flora intestinal em equilíbrio.

Agora que você já conhece todos os benefícios dos probióticos, não deixe sua saúde em segundo plano e invista nesses ‘habitantes do bem’ para o seu intestino e garanta sua saúde.

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Dr. Douglas dos Santos Gomes

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