6 Alimentos que aumentam o foco e a concentração

6 Alimentos que aumentam o foco e a concentração

Não é nenhum segredo que manter uma boa alimentação é a chave para se alcançar mais qualidade de vida. Mas você sabia que existem alimentos específicos que além de ajudar a melhorar sua saúde física ainda podem ser determinantes para que você conquiste mais foco e concentração?

Estudos apontam que alguns ingredientes simples e do nosso dia-a-dia têm de fato uma afinidade muito grande e especial com nosso cérebro.

Em nosso novo conteúdo vamos listar alguns desses alimentos. Então fique por dentro de nossas dicas e saiba o que você deve inserir em sua dieta para que os ganhos não fiquem apenas em seu corpo físico.

Abacate

Sem dúvida o abacate deveria fazer parte do nosso dia-a-dia, pois apesar da grande quantidade de calorias que o fruto apresenta, o fruto é rico em vitamina B6, B12, C e E. Além disso o abacate possui selênio, luteína, colina e muitos outros compostos fundamentais para os nossos neurônios.

O abacate apresenta nutrientes que aperfeiçoam as conexões e entre os neurônios presentes na chamada “rede de atenção dorsal do cérebro”, o que garante uma melhoria no fluxo sanguíneo, que por sua vez tem papel crucial na concentração e no aprendizado.

Peixe

Essa dica é pra não esquecer nunca mais: peixes como salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha, deveriam estar presentes pelo menos duas vezes por semana em nosso cardápio.

Esses peixes possuem altos teores de Ômega-3 e essa gordura é uma das mais apreciadas de dez entre dez nutricionistas e profissionais da saúde em geral. Essa gordura do time das poli-saturadas também atua na conexão entre neurônios e facilita a plasticidade sináptica. A gordura ainda auxilia na produção de neurotransmissores e tem ação anti-inflamatória, o que facilita na fluidez das células do cérebro ajudando-as a se regenerarem.

E pra finalizar, existem informações que ainda estão sendo estudadas, mas, ao que tudo indica, os ácidos graxos poli-insaturados tem se mostrado como as melhores armas na luta contra o Alzheimer.


Ovos


Ovos possuem grande concentração de colina e vitaminas do complexo B, que por sua vez, são essenciais na formação do neurotransmissor acetilcolina, responsável pela regularização da memória e cognição.

Vitaminas do complexo B são importantes para várias funções em nosso sistema nervoso central e está diretamente ligado à nossa concentração e foco. Um organismo em deficiência desse nutriente pode vir a sofrer problemas degenerativos, déficit cognitivo, entre outras muitas disfunções. Por isso, um baixo consumo de colina, componente encontrado em abundância nos ovos, pode prejudicar e muito nossa concentração e foco.


Café


Rico em cafeína, o café possui substâncias que proporcionam inúmeros benefícios ao organismo.

Entre esses benefícios o que se destaca é a melhora na função cognitiva, que atua diretamente no sistema nervoso central, assim como outros alimentos que já apontamos anteriormente.

Por isso, a cafeína contribui para um maior estado de alerta, aumenta a capacidade de concentração, potencializa a realização de tarefas simples e também diminui a sonolência e o cansaço.

E além de todos os benefícios citados, o café desempenha papel fundamental quando o assunto é disposição e desempenho físico. Outros alimentos que também podem colaborar quando a questão é manter o foco são: chá verde, chá preto, guaraná e erva-mate. Porém é sempre bom lembrar que todos estes devem ser consumidos com parcimônia, pois o efeito estimulante pode causar dependência e o consumo excessivo pode resultar em problemas estomacais, dentre outros.

Açafrão

Muitas especiarias são benéficas ao nosso cérebro, tais como: pimenta preta, gengibre, canela e o alho, pois são ricas fontes de antioxidantes.

Porém, o açafrão está liderando o topo dessa lista. O açafrão, vem sendo bastante utilizado ao longo do tempo, pois, além de todos os benefícios citados anteriormente, essa especiaria possui diversas propriedades curativas e antioxidantes, uma vez que possui entre seus principais compostos a curcumina.

Veja abaixo alguns benefícios da curcumina:

  • Ajuda a manter seu sistema imunológico saudável;
  • Melhora a ingestão de oxigênio do seu cérebro. Isso te ajuda a ficar alerta e capaz de processar mais rapidamente qualquer informação;
  • Demonstra ação neuro protetora na doença de Alzheimer;
  • Promove benefícios cerebrais .

Couve

A couve é um alimento completo, e por isso é considerada um dos vegetais mais densos em nutrientes do mundo.

Riquíssima em antioxidantes que protegem o cérebro, incluindo betacaroteno, flavonoides e polifenóis, vitamina C, B e K

É uma excelente fonte do aminoácido tirosina, que propicia aos nossos neurotransmissores a liberação de dopamina e norepinefrina, que estão associados ao estado de alerta e à motivação.

E então, depois de conhecer todos os benefícios que alimentos simples e que estão rotineiramente em nossa mesa podem fazer por nós, que tal adotar uma postura mais saudável não apenas diante de nossa saúde física?

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Dr. Douglas dos Santos Gomes

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