Invista na imunidade para manter a saúde em tempos de coronavírus

Invista na imunidade para manter a saúde em tempos de coronavírus

A palavra de ordem nesse momento de pandemia, ocasionado pelo aumento de casos e até mortes por Covid-19, é isolamento social, já que a doença é de fácil contágio. Mas isso não quer dizer que a saúde e hábitos saudáveis devem ser deixados de lado, principalmente os que ajudam a manter em dia a imunidade.

A Covid-10, causada pelo novo coronavírus, atinge de forma mais grave pessoas diagnosticadas com doenças que afetam justamente a imunidade, a exemplo da diabetes e hipertensão arterial. Como o sistema imunológico reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, em pessoas com essa deficiência a doença pode ser fatal, por isso elas se enquadram no grupo de risco.

Mas o que fazer para fortalecer o sistema imunológico e tentar minimizar os sintomas em caso de infecção pelo novo coronavírus? Mantendo uma boa alimentação e estilo de vida saudável. Confira dicas que ajudam no reforço da imunidade:

Não se estresse

Ter um dia a dia tenso pode prejudicar a imunidade, então, para aliviar o estresse pratique atividades como a meditação ou ouvir músicas relaxantes.

Muitas pessoas estão apreensivas com a situação de pandemia, ou nervosas por terem que se manter em casa deixando de lado suas atividades rotineiras e encontros com pessoas queridas. Devemos, no entanto, buscar maneiras de nos tranquilizar e acreditar que essa é só uma fase que passará mais rápido se cada um fizer a sua parte. Pensar com otimismo e uma dose de fé ajudam a aliviar um pouco o stress!

Exercícios

Mesmo dentro de casa, não deixe de praticar exercícios. Atividades aeróbicas provocam a liberação de hormônios que ajudam a aliviar o estresse e ainda vão promover a sensação de bem-estar.

Boa alimentação

O sistema imunológico pode ser reforçado com a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, sempre indicados no caso de gripes comuns. Entre eles estão laranjas e outras frutas, pimentões e vegetais verdes com folhas escuras. Vitamina D também é uma boa pedida, e pode ser encontrada em peixes gordurosos, ovos e atum.

O zinco também trabalha na imunidade e é encontrado em carnes, espinafre, aspargos, gergelim ou sementes de abóbora. Fibras pré-bióticas encontradas em vegetais folhosos, casca das frutas, grãos, raiz de chicória, alcachofra, e outros vegetais também ajudam a melhorar a imunidade.

Também é recomendada a ingestão de outras vitaminas que podem ser encontradas em compostos multivitamínicos e de ácidos graxos como o ômega-3.

Lembre-se que a suplementação vitamínica pode ser super positiva em muitos casos, desde que seja baseada em exames que identifiquem precisamente a sua necessidade de suplementação e indicada por médicos especialistas neste tipo de tratamento.

Durma bem

Além de fazer exercícios e manter uma alimentação saudável, o sono também ajuda a manter a saúde em equilíbrio. Portanto, ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde do corpo, principalmente nesse momento de grande preocupação e ansiedade, na luta para evitar a disseminação da Covid-19.

Fique atento (a) ao nosso blog, pois sempre estaremos postanto por aqui dicas para levar uma vida saudável, seja durante a pandemia, seja em breve quando tudo isso passar!

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Dr. Douglas dos Santos Gomes

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